Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Guimarães

Historial

Certo dia o pai de Serafim Barros foi internado no hospital de Guimarães, e passados dias avisaram que iam precisar de sangue para ele repor, tipo ab- No dia seguinte mobilizou-se família e amigos para tentar encontrar alguém compatível, mas tal não encontraram . Á noite telefonaram do hospital pedindo sangue urgente visto que o pai de Serafim ,piorava de hora para hora (desespero). Após vários contactos ele dirigiu-se ao serviço de sangue pedindo ajuda, na qual encontrou o enfermeiro Fernando que lhe disse para tentar na Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Fafe, pois já existia como associação e com bastante força. nessa mesma noite foi até Fafe aonde se encontrou com o Daniel Correia, presidente da associação dizendo-lhe que só no sábado de manhã o poderia ajudar, mas que tinha poucos dadores com esse grupo sanguíneo. No dia seguinte voltou novamente a Fafe, esperando o presidente, para procurar os dadores possíveis. Qual o seu espanto e admiração que o primeiro dador, ele perguntou de imediato, “é para hoje ou para segunda, ao que o Daniel respondeu que era para já, no mesmo instante o dador deixa a placa que estava a carregar na sua própria casa. Para ajudar.

Após satisfeita a sua necessidade de sangue, Serafim perguntou qual o custo de todo este trabalho, ao qual responderam que não tinha custo, prontifiquei-me a ajudar no possível e disseram-me que podia ser sócio e assim já contribuía, e porque não também ser dador de sangue. Após alguma conversa e esclarecimento sobre a dádiva (havia pouca informação) ele e o seu irmão António decidiram tornar-se sócios e dadores de sangue. Logo após a primeira dádiva, o Daniel Correia, José da pica, o amigo Gonçalves e o saudoso Marques, incentivaram a criar uma associação em Guimarães. Resolveram em conjunto com o seu irmão, convidar algumas pessoas amigas para a criação da mesma e assim deram inicio com 6 pessoas. As primeiras reuniões preparatórias foram efectuadas no salão de chã Egas Moniz, cujo proprietário, Sr. António Freitas, cedia a titulo gratuito a cave aos domingos de manhã.

Com a ajuda da associação de Fafe começaram a trabalhar nos estatutos, com a preciosa ajuda do gabinete jurídico da Câmara Municipal de Guimarães que dentro dos possíveis disponibilizou um advogado., e de seguida enviamos os mesmos para a Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), bem como os nomes da comissão instaladora, já previamente escolhida após votação entre os mesmos.

- Presidente: Serafim Alberto Fernandes da Silva Barros
- Vice-presidente: António Lopes Barros;
- Tesoureiro: Manuel Ferreira;
- Vogal: Adriano Vasconcelos;
- Vogal: Martinho Ferreira.
- Francisco Gonçalves
- Paulo Martins
- José Maria Pacheco

Após aprovação dos estatutos, pedimos o registo da associação, e o então presidente da FEPODABES, Sr. Joaquim Moreira Alves, logo convidou esta associação a estar presentes num colóquio internacional sobre a dadiva de sangue, em Lisboa, aonde está associação teve um lugar de destaque, visto ser a ultima associação a ser criada. No 1º dia esta associação foi chamada à mesa pelo presidente da FEPODABES, que após breves palavras de elogio, aonde fomos acolhidos com uma enorme salva de palmas (que entusiasmo, que alegria), já no final (bastidores) outras associações felicitaram-nos dando-nos incentivos e algumas até oferecendo os seus préstimos. Depois sim começaram as dificuldades, procurar sede, incutir nas pessoas que dar sangue não trazia perigo e que era um acto de coragem e amor pelo próximo, como arranjar dinheiro para as despesas, como lidar com os familiares que se opunham ao nosso trabalho (que bico de Obra). Começaram a trabalhar mas faltava a sede, após alguns contactos entre amigos, conseguimos a nossa primeira sede a título provisório na Associação Cultural e Recreativa” Os trovadores do Cano”, cujo presidente Exmº Sr. Lobo nos preparou uma pequena sala no sótão.

Nos primeiros meses começámos com dádivas quinzenais, aos sábados de manha no hospital. Com o crescimentos dos dadores o Sr. Moreira Alves, pediu para arranjar uma brigada para dar sangue no hospital de Gaia, pois na altura tinha carência de sangue, está associação foi para Gaia , nos automóveis próprios , mas valeu a pena, deixamos 9 unidades de sangue o que para nos foi um orgulho, e que nos levou a trabalhar ainda mais. Pensaram em criar o estandarte no qual pedimos ajuda ao pintor Arménio de Sá que num conjunto de ideias criou um desenho que após algumas correcções deu o que na altura foi dito ser o melhor estandarte, e cujo trabalho foi todo gratuito.

A sede tornava-se pequena e descentralizada, pedimos uma reunião com o Sr. presidente da Câmara, pedindo ajuda para encontrar outra, mas as dificuldades e carências eram muitas para a câmara arranjar um espaço, pois existiam muitas associações pedindo o mesmo, tendo nós que fazer sentir que não era mais uma associação mas sim homens e mulheres prontas a salvar vidas. Após imensas conversas cederam-nos a título provisório uma sala na Associação dos reformados.

Após pequenas obras de beneficiação fizemos a inauguração da mesma, do estandarte e do reclame luminoso aonde esteve presente entre outros, o presidente da FEPODABES, e aonde no fim houve também um colóquio sobre a dádiva de sangue que teve como orador um homem sábio que nesta matéria é um verdadeiro mestre; Moreira Alves presidente da FOPODABES à data.

* 15 De Março de 1986 foi fundada a Associação;

* 1986 - Associou-se na FEPODABES (Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue);

- Serafim Barros e sua equipe mantiveram-se a frente da associação até 1989.

-Em 1989 Joaquim Azevedo em conjunto com Luis Gonçalves ,Amelia Cunha, Joao Cunha ,Americo Ferreira , Manuel Fraga, Benardino Gomes,Paulo Martins, Martinho Ferreira, Joaquim ,Domingos Pita ,José Carlos Sousa e António Sousa, compuseram uma direcção e assim mantiveram-se até meados de 1991, continuaram a realizar campanhas de sangue no Hospital de Guimarães.

De 30 de Maio a 3 de Junho de 1990, participaram no I Congresso de Dadores de Sangue que se realizou na Povoa de Varzim.

Tendo em meados de 1991 sido convidado por alguns dadores e sócios desta associação MANUEL ANTONIO DA MOTA constituiu uma Comissão da qual, passados dois meses foram efectuadas as eleições democraticamente, aonde foi eleito como presidente e no cargo que se manteve até 1997.

- Presidente: Manuel Antonio da Mota, Jose Manuel Gonçalves Fernandes,Jose Paulo Sales Silva,Jose Ribeiro Portilha,Joaquim Carlos Rodrigues Silva,Antonio Silva Leites,Manuel Sidonio Pereira Fraga,Armando Alberto Vieira Meireles Ribeiro,Dtº António José Salgado de Almeida,Rosa Paula Macedo Fernandes, Francisco Resenda Salgado,António Luis Gonçalves,Martinho Ribeiro Ferreira e Manuel Pereira Sousa. 1991-Participação no Encontro Nacional de dadores na Cidade da Mealhada

* 29 De Janeiro de 1992  Escritura pública da associação;
  
* 7 De Maio de 1992  Publicação em diário da Republica;
  
* 3 De Outubro de 1982  O Instituto Nacional de Emergência Medica cede a titulo definitiva uma ambulância IVECO 30.8;
  
* 5 De Outubro de 1992  É criado o Núcleo de Dadores de Sangue de Ronfe;
  
* 18 De Novembro de 1992  É atribuído pela direcção Geral do Património do Estado uma Mercedes de 12 lugares;
  
* 1992 – Realiza-se na montanha da penha o 1º convívio de dadores de sangue de Guimarães;
  
* 24 De Abril de 1993  É criado o Núcleo de Dadores de Sangue de Vizela;
1993-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Marinha Grande
  
* 5 De Outubro de 1994  Inauguração da sede do Núcleo de Dadores de Sangue de Ronfe;
 1994-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Covilhã

  
* 20 De Junho de 1995  Atribuição do diploma de utilidade pública;
1995-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Megafores
  
* 1996 - O Núcleo de Dadores de Sangue de Vizela passa a Associação aquando da passagem de Vizela a município;
1996-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Caldas da Rainha
No ano de 1997 Alberto Manuel Gonçalves Mota é eleito presidente da direcção após já pertencer  aos órgãos sociais desde 1994.
  
* Primeiro fim-de-semana de Maio de 1997  Realiza-se uma campanha de algodão e álcool para Angola no Guimarães shopping;
 1997-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade de Vendas Novas
  
* 14 De Setembro de 1997  Realiza-se em Ruivães o 2º convivio de dadores de sangue de Guimarães aonde é homenageado o Sr. Manuel Pereira Fraga;;
  
* 5 De Outubro de 1997  Realiza-se na cidade de Lisboa uma homenagem ao amigo Eng.º António Fernando Moreira Luzia;
  
* 24,25 E 26 de Outubro de 1997  Participação no II congresso nacional de dadores de sangue em Elvas;
  
* 14 De Março de 1998  Lançamento nacional da canção do dador, com a presença de sua Exª a Ministra da Saúde Dtª Maria de Belém Roseira
  
* 4 De Julho de 1998  Realiza-se em Guimarães o XV convívio Nacional e IX Internacional de Dadores Benévolos de Sangue;
  
* 19 De Setembro de 1998  Participação na 1º peregrinação a Fátima;
  
* 1998  Inicio de celebração de acordos de prestação de serviços médicos com descontos para os nossos dadores;
  
* 1998  1º Ceia de natal;
  
* 11 De Julho de 1999  Convívio anual dos dadores de sangue de Guimarães no monte de S. Miguel
1999-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Sesimbra
  
* 11 De Dezembro de 1999  Jogo de futebol de veteranos entre as equipas do Vitória o e Benfica;

* 26 De Março de 2000  Inauguração das novas Instalações na Rua da Pedreira; 1991-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Mealhada
2000-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade do Tramagal
  
* 7 De Outubro de 2001  Realização de um jogo de solidariedade entre a equipa do Vitoria e a Selecção nacional em veteranos;
  
* 25 De Setembro de 2001  Recebida Menção Honrosa do hospital Senhora da Oliveira pelos serviços prestados;
  
* 29 De Outubro de 2001  Despacho conjunto dos Ministérios da Saúde e Finanças referentes ás actividades desta associação;
2001-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Pernes
  
* Março de 2002  Inauguração de uma pedra em homenagem aos dadores de sangue no jardim junto da sede, incluído nas comemorações do 16º aniversário, com a presença do Governador Civil de Braga Srº Manuel Ferreira
  
* 2002  Realização de um passeio convívio de dadores de sangue em Amarante;
2002-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade do Poceirão
  
* Setembro de 2002  Bênção da bandeira da associação oferecida pela dadora e associada Rosa Paula , aquando da peregrinação a Fátima;
  
* 2 De Março de 2003  Visita ás nossas instalações pelo governador Civil de Braga, Sr. Luís Cirilo;
  
* 12 De Julho de 2003  Realiza-se novamente em Guimarães o convívio nacional (XX), e internacional (XIV) de dadores de sangue (S. Torcato);
  
* Agosto de 2003  nas festas da cidade de Guimarães o nosso estandarte percorre a cidade de Guimarães junto ao carro dedicado as associações de Guimarães;
  
* 28 De Setembro de 2003  realiza-se mais um convívio dos dadores de sangue de Guimarães no monte da Sr.ª da Saúde  S. Clemente de Sande (homenagem a Paulo Antunes);

   * 8 De Novembro de 2003  foi realizado o 1º magusto de dadores de sangue de Guimarães;

   * As comemorações do Dia Nacional dos Dadores de Sangue realizam-se em Guimarães;

   * 28, 29 e 30 de Maio de 2004  participação no III congresso nacional de dadores de sangue na Povoa de Varzim;

1991-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Mealhada

2004-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade do Barreiro

   * Maio de 2005  o Ex.º Sr. presidente da Câmara Municipal de Guimarães (Dr. António Magalhães) visita a nossa sede;

   * 28 De Maio de 2005  realiza-se com a nossa organização as primeiras jornadas de formação de dirigentes para a dádiva benévola de sangue;

   * Ano de 2005  assistimos ás comemorações do 1º de Junho  dia de Portugal a convite por sua Ex.ª o presidente da Republica (Dr. Jorge Sampaio);
2005-Participação no  Encontro Nacional de dadores na Cidade da Povoa de Stº Iria

   * 6 De Setembro de 2005  o dador Francisco Durães oferece uma viatura Peugeot 505 à nossa associação;

   * 18 De Setembro de 2005  aquando da Peregrinação nacional a Fátima foi benzida uma imagem da Virgem Maria para ser colocada na nossa sede e bênção da bandeira do Núcleo de Dadores de Sangue da Vila de Ronfe;

   * 18 E 19 de Março de 2006  realiza-se as comemorações do vigésimo aniversário da associação e foi lançada a nossa página na Internet com o endereço: www. guimarãesangue.com e que contou pela ultima vez da presença do então director do IPS Dtº Almeida Gonçalves .
Dezembro de 2006 aquando da Ceia de Natal realizamos uma Homenagem ao amigo e dador RUFINO SANTOS PIRES.

16 de Março de 2007- Recebemos o novo director do IPS Dtº Gabriel Olim na nossa sede a quando do aniversario desta associação.

2008- Participamos nas Comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue comemorado na cidade de Coimbra onde tivemos um stand exposição sobre está associação.
 6 de Dezembro de 2008 inauguramos as novas instalações cedidas pela Câmara Municipal de Guimarães, com a presença de sua Exº Dtº António Magalhães, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
No ano de 2009 com  novas instalações ,criamos o Posto Fixo de Recolhas de Sangue , posto esse aberto todas ás terças-feiras das 14h ás 19h e no primeiro e terceiro sábado das 9h ás 12h30 , 1ºDador a dar Sangue Fernando Leite Costa de Fafe, e foi criado o cartão de dador da associação.
 10 de Julho de 2010 participamos na Homenagem dos 50º aniversario do Arcipreste de Guimarães e Vizela  Padre Armando Freitas.

30 de Novembro de 2010  realizou-se o lançamento do Núcleo de dadores de sangue de Felgueiras na Junta de freguesia de Margaride com a presença do Variador Horácio Teixeira da Câmara Municipal de Felgueiras onde foram apresentado os elementos que componha o Núcleo vem como a assinatura do protocolo entre a  ADBSG e a Junta de Freguesia de Margaride e o NDSF, estiveram cerca de 50 pessoas assistir a este lançamento.

2011 iniciamos recolhas de Sangue em Felgueiras com a colaboração do NDSF sempre no segundo sábado de cada mês das 9h ás 12h30 na sede da junta de Freguesia de Margaride em Felgueira.
Janeiro de 2011 foi lançado o novo Cartão de Sócio desta associação.

Apoios:

Obrigado, em 2016 obtivemos 8520 dádivas!

ADSBG - Rua da Pedreira nº 120 - 4310-057 Azurém Guimarães
Tel/Fax: 253 417 576 | Email: geral@guimaraesangue.com
Horário: Terça-Feira das 14.30H às 19.00H e aos Sábados das 10.00H às 12.00H